Visitamos o Cânio Itaimbezinho em junho de 2005. Foi uma experiência maravilhosa. Vejam abaixo informações sobre o cânion.
O Cânion do Itaimbezinho está localizado entre as cidades de Cambará do Sul e Praia Grande, sendo considerado como o mais famoso dos cânions que compõem os Aparados da Serra. Estende-se por cerca de 5.800 metros com uma largura máxima de 2.000 metros, onde as paredes rochosas erguem-se a uma altura máxima de 720 metros, cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos sobre o Planalto dos Campos da Serra Geral. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. O nome do cânion tem sua origem no Tupi-Guarani, onde Ita significa pedra e Aí'be significa afiada.
O rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata "Andorinhas", de grande beleza. No fundo do cânion o Rio do Boi se move preguiçosamente entre as pedras formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina.
O Cânion do Itaimbezinho, assim como o Parque Nacional dos Aparados da Serra, é administrado pelo IBAMA, o qual mantém sua sede na estrutura do Parque, compondo uma infra-estrutura com centro de informações, sala de áudio visual, espaço cultural, estacionamento, lancheria e guias de ecoturismo.
A entrada do Parque situa-se a cerca de 18 km da cidade de Cambará do Sul, pela rodovia CS-360 (em estrada de terra) e cerca de 22 km da cidade de Praia Grande (SC), através das rodovias SC-450 e a mesma SC-360, num belíssimo trajeto em estrada de terra através da borda sul do Cânion Malacara, através da Serra do Faxinal, onde, na divisa RS/SC um mirante natural a 1.007 metros de altitude permite visualizar a cidade de Torres e todo o litoral da região.
Existem 3 trilhas dentro dos limites do parque. É recomendado que os passeios sejam acompanhados por um guia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário